quarta-feira, 30 de julho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE URUARÁ (SEMMA) REALIZA O SERVIÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DURANTE O FESTIVAL DO IRIRI

O Governo Uruará Pode Mais, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) esteve realizando um importante trabalho de educação ambiental durante o 7º Festival do Iriri que aconteceu no período de 24 a 27 de julho.

A equipe composta pelo Biólogo Reinaldo Cajaiba, o Educador Ambiental Adailson dos Santos e o engenheiro Florestal Robson Nascimento, conscientizaram a todos sobre a importância da preservação e limpeza do rio. 

Segundo o secretário Emerson Vitoria, foram realizadas palestras educativas, esclarecendo as dúvidas sobre os locais corretos de descartes de detritos orgânicos e não orgânicos; distribuídos sacos plásticos para os visitantes descartarem seu lixo; fixadas faixas com orientações em locais estratégicos onde o fluxo de pessoas era mais constante entre outras ações de conscientização e preservação.

“Vale ressaltar que logo após o término do festival, nossa equipe juntamente com voluntários, vistoriamos as ilhas, recolhendo o restante de resíduos deixados no local. Entretanto, quero ressaltar que nosso objetivo foi alcançado que é manter o ambiente limpo”, disse Emerson.

O biólogo Reinaldo Cajaiba lembrou ainda que este trabalho de conscientização tem sido feito durante o todo o ano, inclusive com os alunos da rede municipal de ensino. “Conscientizando, esclarecendo dúvidas e incentivando a todos de que o que acaba com a poluição é a educação”, informou o Biólogo. 




quinta-feira, 17 de julho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES APROVA PROJETO PARA MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL


Com plenário lotado, a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira - 16/07/2014, após várias discussões, o Projeto de Lei nº 011/2014, pelo qual o município tomará para si a responsabilidade da gestão ambiental de grande parte das atividades agrícolas, comerciais e industriais aqui realizadas.

Ou seja, várias atividades que antes dependiam do IBAMA e da SEMA /PARÁ para o licenciamento (o que tornava tudo mais difícil), poderão ser devidamente licenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ressaltando que não foi criada nenhuma taxa, somente foi adaptada a legislação estadual e federal ao município. Tomando o cuidado para que, como meio de incentivar a produção, os pequenos produtores e/ou comerciantes fossem devidamente dispensados do licenciamento ambiental.

Agora cabe à SEMMA executar o que é previsto no projeto para que nossos munícipes sejam beneficiados com essa municipalização da gestão ambiental.



sexta-feira, 11 de julho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

PROGRAMA TERRA LEGAL EM PARCERIA COM A SEMMA ESTÁ FAZENDO REGULARIZAÇÕES E CADASTRAMENTOS DE TERRAS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ


O Governo Uruará Pode Mais através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trouxe ao Município de Uruará o Programa de Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de promover a regularização fundiária de ocupações em terras públicas federais situadas na Amazônia Legal.

A equipe do INCRA Terra Legal de Santarém está no município para simplificação do rito de titulação priorizando os pequenos produtores e comunidades locais, regularização de áreas urbanas e liberação de cláusulas resolutivas que garantam função social das propriedades.

As propriedades que estão sendo priorizadas são as que foram medidas e demarcadas desde 2010 pelo INCRA, essas regularizações e cadastramentos de terras estão sendo realizadas na SEMMA até o dia 27 do decorrente mês.

Bruno Afonso engenheiro agrônomo do INCRA Terra Legal de Santarém ressaltou que é de suma importância que os moradores da zona rural, venham até a SEMMA para verificar a situação de sua terra e regularizá-la se assim for necessário, caso a terra ainda não tenha sido cadastrada é possível cadastrá-la trazendo os documentos pessoais e a documentação da terra, enfatizou também que como esse é um programa voltado para a família, deverão se fazer presente, no ato do cadastramento marido e mulher mesmo que estes não estejam casados legalmente.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Emerson Vitoria Moreira, essa oportunidade de cadastramento e regularização de pendências financeiras é de suma importância para o município em geral, pois quando o produtor tem seu título de terra totalmente legalizado, facilita o financiamento querente aos Bancos para o investimento de suas produções.











POR: ASCOM/PMU