quarta-feira, 30 de julho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE URUARÁ (SEMMA) REALIZA O SERVIÇO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DURANTE O FESTIVAL DO IRIRI

O Governo Uruará Pode Mais, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) esteve realizando um importante trabalho de educação ambiental durante o 7º Festival do Iriri que aconteceu no período de 24 a 27 de julho.

A equipe composta pelo Biólogo Reinaldo Cajaiba, o Educador Ambiental Adailson dos Santos e o engenheiro Florestal Robson Nascimento, conscientizaram a todos sobre a importância da preservação e limpeza do rio. 

Segundo o secretário Emerson Vitoria, foram realizadas palestras educativas, esclarecendo as dúvidas sobre os locais corretos de descartes de detritos orgânicos e não orgânicos; distribuídos sacos plásticos para os visitantes descartarem seu lixo; fixadas faixas com orientações em locais estratégicos onde o fluxo de pessoas era mais constante entre outras ações de conscientização e preservação.

“Vale ressaltar que logo após o término do festival, nossa equipe juntamente com voluntários, vistoriamos as ilhas, recolhendo o restante de resíduos deixados no local. Entretanto, quero ressaltar que nosso objetivo foi alcançado que é manter o ambiente limpo”, disse Emerson.

O biólogo Reinaldo Cajaiba lembrou ainda que este trabalho de conscientização tem sido feito durante o todo o ano, inclusive com os alunos da rede municipal de ensino. “Conscientizando, esclarecendo dúvidas e incentivando a todos de que o que acaba com a poluição é a educação”, informou o Biólogo. 




quinta-feira, 17 de julho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES APROVA PROJETO PARA MUNICIPALIZAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL


Com plenário lotado, a Câmara Municipal aprovou nesta quarta-feira - 16/07/2014, após várias discussões, o Projeto de Lei nº 011/2014, pelo qual o município tomará para si a responsabilidade da gestão ambiental de grande parte das atividades agrícolas, comerciais e industriais aqui realizadas.

Ou seja, várias atividades que antes dependiam do IBAMA e da SEMA /PARÁ para o licenciamento (o que tornava tudo mais difícil), poderão ser devidamente licenciadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Ressaltando que não foi criada nenhuma taxa, somente foi adaptada a legislação estadual e federal ao município. Tomando o cuidado para que, como meio de incentivar a produção, os pequenos produtores e/ou comerciantes fossem devidamente dispensados do licenciamento ambiental.

Agora cabe à SEMMA executar o que é previsto no projeto para que nossos munícipes sejam beneficiados com essa municipalização da gestão ambiental.



sexta-feira, 11 de julho de 2014

GOVERNO URUARÁ PODE MAIS

PROGRAMA TERRA LEGAL EM PARCERIA COM A SEMMA ESTÁ FAZENDO REGULARIZAÇÕES E CADASTRAMENTOS DE TERRAS NO MUNICÍPIO DE URUARÁ


O Governo Uruará Pode Mais através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, trouxe ao Município de Uruará o Programa de Iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário, com o objetivo de promover a regularização fundiária de ocupações em terras públicas federais situadas na Amazônia Legal.

A equipe do INCRA Terra Legal de Santarém está no município para simplificação do rito de titulação priorizando os pequenos produtores e comunidades locais, regularização de áreas urbanas e liberação de cláusulas resolutivas que garantam função social das propriedades.

As propriedades que estão sendo priorizadas são as que foram medidas e demarcadas desde 2010 pelo INCRA, essas regularizações e cadastramentos de terras estão sendo realizadas na SEMMA até o dia 27 do decorrente mês.

Bruno Afonso engenheiro agrônomo do INCRA Terra Legal de Santarém ressaltou que é de suma importância que os moradores da zona rural, venham até a SEMMA para verificar a situação de sua terra e regularizá-la se assim for necessário, caso a terra ainda não tenha sido cadastrada é possível cadastrá-la trazendo os documentos pessoais e a documentação da terra, enfatizou também que como esse é um programa voltado para a família, deverão se fazer presente, no ato do cadastramento marido e mulher mesmo que estes não estejam casados legalmente.

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Emerson Vitoria Moreira, essa oportunidade de cadastramento e regularização de pendências financeiras é de suma importância para o município em geral, pois quando o produtor tem seu título de terra totalmente legalizado, facilita o financiamento querente aos Bancos para o investimento de suas produções.











POR: ASCOM/PMU

terça-feira, 10 de junho de 2014

SEMMA

ALUNOS PARTICIPAM DE PALESTRAS DURANTE A SEMANA DO MEIO AMBIENTE 


Em comemoração ao dia mundial do Meio Ambiente, o governo Uruará Pode Mais, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) promoveu durante a semana do Meio Ambiente (31/05 a 05/06), uma série de palestras para alunos do 8º e 9º ano das escolas Ângelo Debiase, IEU, Melvin Jones e Sistema Objetivo de Ensino.

Além das Palestras a equipe da SEMMA entregou sacolas recicláveis a condutores de veículos e apresentou teatros em algumas escolas

Os temas das palestras foram voltados à preservação do Meio Ambiente, conforme explicou o secretário de Meio Ambiente Emerson Vitoria. “Estivemos nestas escolas alertando os estudantes sobre a necessidade de reduzir a emissão de lixo e preservar o meio ambiente”, explicou.

A atividade desenvolvida pelo Governo Municipal teve como objetivo orientar alunos sobre os impactos ambientais, no sentido de que os mesmos sejam agentes divulgadores da preservação do Meio Ambiente.

As palestras foram ministradas por profissionais da SEMMA e em cada escola ficou definido pela diretoria os temas específicos a serem trabalhados, visando a mudança de comportamento do educando quanto a preservação ambiental, a fim de sensibilizá-lo dos atos que geram consequências ao meio ambiente no dia a dia.

O prefeito Everton Banha parabenizou o trabalho da equipe da SEMMA e a participação de professores, alunos e pais. “É um momento para a população voltar a atenção para o meio ambiente. Essa Semana não é só uma comemoração no calendário, é uma oportunidade de conversar sobre o tema, fazendo com que o cidadão se envolva nas questões ambientais”, disse.







segunda-feira, 7 de abril de 2014

SEMMA/URUARÁ

INSTITUTO AGRONÔMICO DA AMAZÔNIA - IAA PROMOVE CAPACITAÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA DA SEMMA/URUARÁ E VALIDAÇÃO DO DESMATAMENTO


O monitoramento do desmatamento é realizado pelo Instituto Agronômico da Amazônia - IAA através Sistema de Alerta do Desmatamento - SAD. A Validação do desmatamento tem como objetivo principal, reduzir o desmatamento e é uma das 7 (sete) metas de cumprimento ao Programa Municípios Verdes, o qual Uruará está inserido em busca de cumprir as políticas ambientais.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Emerson Vitoria, cabe ao Município à responsabilidade de verificar o motivo do desmatamento, “isto é, se o mesmo foi causado por queimadas involuntárias, deslizamento ou desmatamento ilegal. Após a detecção, essas informações são repassadas através de boletins técnicos, mensalmente, a SEMMA”, disse.

Esse procedimento é necessário para a confirmação inequívoca do desmatamento ilegal. Sendo que essas verificações são do período do ano de 2012.

Secretário de Meio Ambiente parabenizou o IAA e disse que a SEMMA tem buscado cada dia a capacitação dos servidores do setor. “A capacitação de agentes locais para monitoramento e validação é de fundamental importância, para efetivação dessas ações trazendo fortalecimento a gestão ambiental municipal. O Governo Uruará Pode tem incentivado e investido na capacitação destes profissionais para o melhor desempenho das funções em prol da população”, concluiu.

Aqui algumas fotos da equipe da SEMMA.



POR: ASCOM/PMU

quinta-feira, 13 de março de 2014

SEMMA

SEMMA RECEBE MAIS EQUIPAMENTOS PARA O FORTALECIMENTO DA SECRETARIA


Núcleo de Gerenciamento do Programa Pará Rural - NGPR, faz entrega de veículo moto bross para fortalecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Uruará, efetivando as ações da gestão ambiental local, como as validações do desmatamento, meta do programa Municípios Verdes, trabalho de campo do Cadastro Ambiental Rural - CAR, e apoio aos agricultores nas questões ambientais, tais como: atividades de fiscalização na área urbana.

A SEMMA também recebeu equipamentos e bens móveis do projeto do PDRSX, para o fortalecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O projeto foi desenvolvido pelo engenheiro agrônomo da SEMMA, Ademilson Leverguini. 

O projeto que já tinha contemplado a Secretaria com 02 smartphones, 01 note book, 02 computadores, 02 motos, 01 veículo caminhonete, 01 data show multimídia, 01 câmera digital. Onde o prefeito Everton Banha havia feito a entrega à equipe da SEMMA. “Na tarde desta quinta-feira (27), entregamos o restante do material: O1 Moto, 01 mesa escrivaninha, 01 mesa para reuniões, 02 centrais de ar, 01 armário de aço, 02 portas, 04 cadeiras fixas estofadas e 02 cadeiras giratórias estofadas”, concluiu.

Participaram da entrega dos equipamentos, servidores, vereadores, o secretário de Meio Ambiente Emerson Vitoria Moreira, secretários municipais e a vice-prefeita Maris Nicolodi.








ASCOM/PMU